NEGRAS E NEGROS SEM MEDO E COM URGÊNCIA DE MUDAR O BRASIL!

O Brasil e o mundo vivem um momento de redefinição política. Crise de paradigmas, de caminhos. Fundamentalismos afloram. Velhos preconceitos saem do armário. As velhas formas das esquerdas já não nos representam. E qual o papel da pauta racial neste momento histórico da política no Brasil? O que o Povo Negro tem a dizer e a exigir neste processo de reorganização? “Vamos de Preto!” é uma iniciativa ousada que busca congregar negras e negros, de forma suprapartidária e apartidária, para afirmar que vamos continuar lutando, mas que nossa pauta agora deve ter protagonismo e urgência; que não aceitamos mais que o genocídio do Povo Negro faça parte da paisagem social deste país.

O QUE É O “VAMOS!”?

O “Vamos! Sem medo de mudar o Brasil” é uma iniciativa da Frente Povo Sem Medo, que agrega contribuições para mudar o Brasil. Com um programa estruturado em cinco eixos, lança o desafio de uma proposta construída sem medo e pelo próprio povo.
Presencialmente, capitais e cidades do interior do Brasil irão realizar encontros com especialistas de cada um dos eixos para provocar a discussão e pactuar consensos. No âmbito online, um texto-manifesto orientará a discussão dos eixos e cada cidadão poderá participar levantando propostas e interagindo com as já existentes, o que criará um processo ativo de participação social. A plataforma ainda reunirá os participantes em grupos de opinião, a partir de suas afinidades, apresentando as linhas que formam mais consenso.
Ao final do ciclo de discussões, o acúmulo será disponibilizado de forma transparente e aberta, até que um novo desenho de Brasil seja delineado pelas nossas mãos.

PORQUE “VAMOS DE PRETO!”

O “Vamos de Preto!” é uma iniciativa do Núcleo de Negras e Negros do Mandato do Deputado Edilson Silva (PSOL/PE), que tem como objetivo interagir com a plataforma política do “VAMOS!” e da Frente Povo Sem Medo, congregando lideranças, intelectuais e ativistas com atuação na luta contra o racismo e a discriminação.

O Brasil é a maior nação negra fora do continente africano. Mas é proibido à população negra qualquer possibilidade de igualdade. É momento de nos organizarmos, de nos aquilombar e traçar estratégias para um projeto político que tenha como objetivo central a superação do racismo em todas as suas faces. O “Vamos de Preto!” inicia com um ato político-cultural que reunirá parlamentares, representantes de religiões de matriz africana, intelectuais, ativistas, coletivos culturais, de juventude e militantes do movimento negro de diferentes estados, para somar forças pelo nosso povo. A partir desta iniciativa, queremos inaugurar um grande processo de escuta coletiva e avançar em diagnósticos e soluções para a superação do racismo, do extermínio da juventude negra, do machismo, da homofobia, da intolerância religiosa.

Com o axé de nossos ancestrais, “VAMOS DE PRETO!”, por dentro e por fora! Nosso ato será no dia 02 de novembro, Dia de Finados, em protesto pelos homicídios sofridos pelo nosso povo. Pátio de São Pedro, Recife, PE.